domingo, 21 de março de 2010

SRIMATI VISHNUPRIYA DEVI

.

De Jornal Hare Krsna Brasil



O Senhor Supremo tem três shaktis (potências) internas diferentes: Sri, Bhu e Nila. Bhu shakti apareceu como SRIMATI VISHNUPRIYA DEVI na Gaura lila para auxiliar o movimento de sankirtana de Sri Chaitanya. O Rei de Satrajit, pai de Satyabhama na Krishna lila, apareceu na Gauranga lila como o brahmana Sanatana Mishra, pai de Vishnuprya Devi.

Srimati Vishnuprya Devi transbordava todas as boas qualidades. Sua beleza sobrepujava a da deusa da fortuna. Era devotada a seus pais e seguia as injunções escriturais obedientemente. Regularmente ela adorava Tulasi Devi, e observava votos de austeridades tais como tomar banho três vezes por dia no Ganges.

Sempre que encontrava com Saci Mata no Ganges, Vishnupriya se curvava humildemente aos pés dela. Saci Devi freqüentemente pensava que a bela e casta Vishnupriya daria uma noiva ideal para seu filho Nimai. Depois que Lakshmipriya Devi, primeira esposa do Senhor Chaitanya, “morreu em separação do Senhor,” Nimai Pandit casou com Srimati Vishnupriya Devi. O Chaitanya Mangala e Chaitanya Bhagavata dão elaboradas descrições deste casamento dos mais auspiciosos.

Buddhimanta Khan, um rico proprietário de terras, arcou com todas despesas do opulento e régio casamento do Casal Divino, Vishnupriya e Sri Nimai Pandit. Toda as pessoas de Navadvipa e das aldeias circumvizinhas vieram para o casamento. Durante a cerimônia todos olhos se voltaram para o Casal Divino, como que para devotar a beleza ímpar de Vishnupriya e Nimai Pandit.

Os Vaisnavas cantavam as glórias de Hari. Os brahmanas fizeram um círculo em torno do Senhor e cantaram os Vedas. Um mar de júbilo inundou as quatro direções. Aqueles que não se afogaram simplesmente flutuavam em bem-aventurança. Além do casamento, Vrindavana Dasa Thakura não elabora sobre os passatempos de Vishnupriya.

No Chaitanya Mangala, Lochana Dasa Thakura conta passatempos não mencionados em mais nenhum lugar. Ele narra a última conversa, especialmente tocante, que o Senhor Gauranga teve com Vishnupriya Devi na noite antes que Ele tomasse sannyasa:

“Numa voz embargada de emoção, Vishnupriya disse: “Diga-me, ó Prananatha (Senhor da minha vida), é verdade o rumor que ouvi de que irás tomar sannyasa e deixar-me? Se eu perder Tua associação então bem que posso acabar com minha vida bebendo veneno.”

Respondendo com misericordiosas palavras gentis, Sri Gaura Raya disse: “Vishnupriya, Me és tão cara quanto a própria vida. Não há necessidade de ficares preocupada. Por favor ouça o que estou pra te dizer, pois isso irá te ajudar. A única verdade nesse mundo é Bhagavan e os Vaisnavas. Tudo o mais é ilusão. Pais, mães, filhos, relacionamentos entre homens e mulheres são todos ilusórios. Krishna é o senhor, o verdadeiro marido de todos. Não lamente, não fique preocupada; teu nome é Vishnupriya. Portanto, realize o real significado de Vishnupriya e sempre pense em Krishna dentro de teu coração.”

Então Sri Gaurasundara mostrou Sua forma de quatro braços, a qual ajudou Vishnupriya a entender Sua posição absoluta. Ao ver isso, a dor e tristeza de Vishnupriya foram vencidas. Ela se sentiu bem-aventurada. Esta visão e as instruções de Mahaprabhu removeram seu atordoamento. Porém ela manteve a mentalidade de tomar o Senhor por seu marido.

Gemendo, chorando e caindo aos pés de lótus do Senhor Chaitanya, ela disse: “Suplico-Te que aceites minha humilde submissão. Tu és o mais querido Senhor de minha vida, minha única fortuna. Sem Ti, sem Teu serviço não tenho nada.”

O Senhor Gauranga abraçou Vishnupriya com Seus olhos. Ele deu misericórdia a ela com estas palavras: “Vou viajar aqui e acolá. Mas onde quer que Eu vá, sempre permanecerei onde você estiver.”

Compreendendo a natureza supremamente independente do Senhor Gaura, Vishnupriya disse: “Deves fazer o que Te faz feliz, Meu Senhor. Que ninguém seja um obstáculo à Tua divina missão.” (Chaitanya Mangala)

Depois que Sri Nimai Pandit deixou Navadvipa, Vishnupriya adotou uma vida austera e devotada. Ela ficou tão delgada quanto a lua crescente antes da lua nova (Amavasya). Seguindo uma rígida prática espiritual (sadhana), ela separava um grão de arroz para cada volta de Hare Krishna que cantava em seu rosário (japa). De noite, Vishnupriya cozinhava esses grãos, oferecia-os para sua Deidade pessoal de Mahaprabhu, e honrava os restos. Atualmente conhecida como Dhamesvara Mahaprabhu, a vistosa Deidade de Sri Gauranga Mahaprabhu reside na cidade de Navadvipa. Sriman Mahaprabhu recebe adoração regular e dá ilimitada misericódia.”.


Agradecimentos especiais ao Jaya Gokula prabhu e seu grupo de Suzano
que gentilmente nos deu uma cópia dessas maravilhosas biografias.
fonte :
http://www.radioharekrishna.com/Vishnu_priya_devi_dasi_Lakshmi_deusa_da_fortuna_Biografia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário