domingo, 21 de março de 2010

“Shakti do lar”

O poder no lar – a estranha história da Devi Tulsi
.
Um caso esclarecedor é do demônio chamado Shankhachuda, que derrotou na batalha até mesmo o poderoso exército de Shiva, que era liderado pela sua própria esposa, a grande Kali, e por seu filho Karttikeya.
Intrigado, Shiva conversou com Vishnu sobre a aparente infalibilidade do demônio. Eles chegaram à conclusão de que seu poder invencível vinha da devoção e castidade inabalável de sua amorosa esposa, Tulsi.
Então Vishnu, tomando a forma de Shankhachuda, se aproximou da inocente Tulsi, a qual, supondo que ele fosse seu marido, o recebeu em seus braços com grande alegria. Vishnu, o grande senhor do universo, então partilhou de seu leito e se uniu fisicamente a ela. Mas a esposa casta, percebendo que desta vez sua experiência era muito diferente daquela que costumava ter antes, brigou consigo mesma o tempo todo e por fim o interrogou: “Ó mago! Quem é você? Lançando sobre mim sua magia, você se aproveitou de mim. Como você roubou minha castidade, eu o amaldiçoarei.”

Shankhachuda, antes de lutar,
se inclina diante de
Shiva, Kali and Karttikeya
O Senhor, temendo a maldição de uma mulher pura, retomou sua forma original. Vendo sua forma divina, Tulsi desmaiou. Quando retomou sua consciência, ela maldisse Vishnu: “Senhor sem piedade, seu coração é tão duro quanto uma pedra, então que você também se transforme em uma pedra.”
Assim, por causa desta maldição, Vishnu se manifesta em uma pedra conhecida como Shaligrama, encontrada apenas nas margens do rio Gandaki, no Nepal. Lá, com dentes minúsculos, milhões de insetos gravam círculos de tortura neste corpo de pedra, esculpindo esculturas estranhas e sagradas. Os pedaços que caem no rio são considerados os mais auspiciosos. Assim o Senhor recebeu a angústia de Tulsi, por ser separada de seu marido.
Shaligrama
Shaligrama
Antes de deixá-la, no entanto, Vishnu não se esqueceu de abençoar a senhora virtuosa, que por sua castidade e caráter sem mácula havia atuado como o poder oculto, protegendo seu marido. O Senhor a saudou, dizendo: “Seus cabelos se transformarão em árvores sagradas, as quais, nascendo de você, serão conhecidas pelo nome de Tulsi. O mundo todo realizará seus rituais com as folhas e flores da árvore Tulsi. Portanto, ó mulher de grande beleza, você será considerada a mais importante dentre todas as vegetações. Todas as peregrinações levarão aos pés da árvore Tulsi, onde eu e todas as outras divindades nos assentaremos, esperando ser abençoados por uma folha que cai.”
Até hoje, essa planta auspiciosa ocupa um lugar de honra nos lares dos devotos, como símbolo arquetípico de nossa “Shakti do lar”, venerada por inúmeras mulheres modernas que ainda seguem os padrões gloriosos estabelecidos por Tulsi.
O Devi Bhagavata Purana, comentando sobre o conceito de Shakti, afirma verdadeiramente:
“Ela é a Lakshmi celestial (Svargalakshmi), que reside nos céus, a Lakshmi real (Rajalakshmi) nos palácios dos reis, e nas famílias comuns do mundo, ela é a Lakshmi dos lares (Grihalakshmi).” (Devi Bhagavata Purana 9.1.26)
Offering Water to  Tulsi
Oferenda à planta Tulsi

Referências e leituras adicionais

• Date, V. H. Upanisads Retold (2 Volumes) New Delhi, 1999.
Kenopanishad (With the Commentary of Shri Shankaracharya): Gorakhpur, 2000
• Menon, Ramesh. The Devi Bhagavatam Retold New Delhi, 2006.
• Goswami, Chimmanlal and Hanumanprasad Poddar (eds.). Shrimad Devi Bhagavatam (Hindi): Gorakhpur, 2005.
• Pandey, Shri Pandit Ram Tej (tr.). Shrimad Devi Bhagavatam (Hindi): Delhi, 2004
• Poddar, Hanumanprasad. Shakti Anka (Special Issue of the Spiritual Magazine Kalyan): Gorakhpur, 2002.
• Sarma, Dr. S.A. Kena Upanishad: A Study from Sakta Perspective. Mumbai, 2001.
• Sivananda, Swami. Lord Siva and His Worship Shivanandanagar, 2004.
• Vijnanananda, Swami (tr.). The Srimad Devi Bhagavatam (English) New Delhi, 1998.
FONTE:

O original deste artigo, em inglês (From Heaven to Household: The Many Tales of Shakti. Article of the Month – September 2006), foi escrito por Nitin Kumar e está disponível no site Exotic India, que gentilmente nos autorizou a traduzir e publicar na Internet esta tradução para o português.

http://www.exoticindia.com/article/sakti

O texto completo em português deste artigo, em formato PDF, com as imagens, pode ser obtido neste link: Shakti.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário